***MEU JARDIM SECRETO***

Meu JARDIM SECRETO é o meu coração, que tem uma porta, que só abre po dentro! Estou abrindo meu coração para você!!! Entre...

Tuesday, April 25, 2006

***O JARDIM SECRETO***





O JARDIM SECRETO



(Ensaio para uma prosa)

© Tereza da Praia

Cultivo orquídeas. Não sei por que me apaixonei por elas. Só florescem uma vez por ano. As orquídeas me conquistaram,talvez pelo seu perfume discreto, ou, quem sabe, pela sua beleza singela.

Não são o tipo de flor que se parece comigo. São muito nobres e sofisticadas. Para mim, não há mais lindo que um buquê de flores do campo, ornadas com samambaias, bem vadias. Com elas me identifico.

Falando em flores, lembrei-me do filme O JARDIM SECRETO.

Ele conta a historia de uma menina que ficou órfã e foi morar na casa de um tio.

O tio era um homem fechado em si, muito amargo porque tinha perdido a mulher. Este homem tinha um filho que sofria uma moléstia, a qual o impedia de andar.

O dono da casa, este tio, era uma presença ausente na vida da casa. Vivia viajando, numa constante fuga. A casa era governada por uma mulher muito estranha, Sra. Medlock, autoritária, amarga, que vivia a proibir. A palavra chave dela era o NÃO. Não pode; é proibido; não faça; é perigoso. As pessoas viviam debaixo de sua tirania e a vida era muito limitada. A vida passava, se arrastando como um moribundo. Ela se privava de viver e impedia de viver as pessoas que estavam a sua volta.

A chegada da menina órfã (Mary) muda o clima da casa, dando leveza e alegria. A menina não acreditava nas proibições da governanta. Não obedecia, desafiava-a. Transgredia as normas impostas. Aos poucos, o castelo, de imensas portas fechadas, começou a se abrir para ser explorado pela órfã. Cada dia ela fazia uma incursão por alguma parte da imensa casa. Foi assim que, um dia, ela e um amigo vadio encontraram o jardim secreto. O jardim escondido por altos muros teria sido freqüentado e cultivado pela esposa do seu tio. Após sua morte, a chave daquele espaço havia se perdido e ninguém andava por lá. O mato tomara conta. Descoberto o Jardim, a órfão começou cultivá-lo, com ajuda de outra criança. Em paralelo, ela começou a inculcar em seu primo (a criança doente) que ele era capaz de andar e ambos começaram a transgredir. Às escondidas passeavam. O garoto doente foi descobrindo que não era tão frágil e nem tão doente, quanto queriam que ele fosse.

Estas mudanças não agradaram nada a governanta, que tinha o poder e o controle sobre a vida de todos na casa. Um dia, o dono da casa voltou de viagem e recebeu um relatório das peraltices da sobrinha. Irado, foi ter com ela, e a encontrou com o seu filho, brincando no jardim secreto, aquele lugar onde jamais ele voltara desde a morte da mulher. Para surpresa dele, o filho estava andando. Naquele momento, o homem resgatou novamente a sua vida, ao ver a alegria das flores e dos pássaros, e o brilho no olhar das crianças, naquele esconderijo.

Em cada um de nós existe um jardim secreto que as vezes deixamos de cultivar por causa das dores da vida, ou pelas imposições das governantas que permitimos tomarem conta de nossas vidas.

O grande lance está em resgatarmos nosso jardim secreto, permitindo que outras pessoas desfrutem seu espaço, ajudem-nos a cultivá-lo, fazendo-no florir.

O jardim secreto é um lugar fantástico onde não existe tristeza e arrependimento. Perfumado apenas por saudades e recordações. Um lugar onde a força da amizade pode trazer de volta a beleza da vida.

Vale a pena ver o filme... Um filme sem compromisso, mas com muita beleza...

Leve.. Bem leve...

Mas, do que eu estava falando mesmo? ... ah... das orquídeas... Como elas são belas...

© Tereza da Praia

PS - pedi "emprestado" do blogger do meu amigo José Carlos, para justificar o título do blogger criado por mim...Obrigada amigo...

Beijãozão!!!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home